Transport and Covid-19: responses and resources

Brasil e Costa Rica juntam-se ao International Transport Forum

Leipzig, 25 de mayo de 2023

Brasil y Costa Rica se han unido al International Transport Forum (Fórum Internacional dos Transportes, ITF) como 65º y 66º países miembros de la organización.

El máximo órgano estatutario del ITF, el Consejo de Ministros de Transporte, votó la admisión de ambas naciones latinoamericanas el 25 de mayo de 2023 en su reunión de Leipzig, Alemania.

Asistieron el Ministro de Transportes de Brasil, Sr. Renan Filho, y el Viceministro de Transportes y Obras Públicas de Costa Rica, Sr. Efraím Zeledón Leiva.

Más de 1 000 delegados de todo el mundo se reúnen en Leipzig del 24 al 26 de mayo para celebrar la cumbre anual de ministros de transporte bajo el lema "El transporte al servicio de las economías sostenibles".

El ITF es la única organización intergubernamental con un mandato global para todos los modos de transporte. Acogida por la OCDE, el ITF actúa como grupo de reflexión para la política de transportes y organiza cada año la cumbre mundial de ministros de transporte.

Descargar fotos de prensa de la adhesión: https://www.flickr.com/photos/internationaltransportforum/albums/72177720308533395

Por ocasião da adesão do Brasil ao ITF, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou:

"O ingresso do Brasil neste fórum se dá em momento de extrema importância, em que nosso país reassume seu papel de líder regional e retoma seu protagonismo no combate à fome e no enfrentamento das questões associadas à mudanças climáticas. Queremos construir com nossos parceiros uma agenda global que gere crescimento econômico com distribuição de renda e sustentabilidade ambiental. O governo brasileiro está convicto de que é com diálogo, respeito e união entre os países que vamos avançar e proporcionar aos nossos povos um mundo com melhores oportunidades para todas e todos. O setor de transportes tem muito a contribuir com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar dos nossos povos."

Por ocasião da adesão da Costa Rica ao ITF, Luis Amador, Ministro das Obras Públicas e Transportes da Costa Rica, declarou:

"Agradeço aos Ministros que aprovaram a adesão da Costa Rica a este importante Fórum. A adesão significa um forte apoio à nossa nação e esforços para estimular o desenvolvimento económico com melhores vias de transporte, que permitam a interacção social e a coexistência dos habitantes. Através do diálogo, da cooperação técnica e do enriquecimento dos conhecimentos, poderemos atingir os objectivos de desenvolvimento que estabelecemos para nós próprios".

O Secretário-Geral da ITF, Young Tae Kim, deu as boas-vindas aos dois novos países membros da ITF:

"A ITF dá as boas-vindas de braços abertos ao Brasil e à Costa Rica como novos membros. Estamos orgulhosos de ter connosco duas grandes nações latino-americanas.

O Brasil traz uma riqueza de conhecimentos sobre transportes que beneficiará todos os membros da ITF. O Brasil deu ao mundo o Bus Rapid Transit; tem o segundo maior número de aeroportos do mundo, o segundo porto mais movimentado da América Latina e é sede do terceiro maior fabricante de aeronaves do mundo.

Além disso, os membros do ITF estão dispostos a partilhar as suas experiências para ajudar o Brasil a resolver as questões de transporte que deseja resolver. Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar com o Ministro Renan Filho e a sua equipa para melhorar os transportes no Brasil e não só.

A Costa Rica está estrategicamente localizada na encruzilhada global entre o Atlântico e o Pacífico, bem como entre a América do Norte e a América do Sul. A sua localização, a mão-de-obra qualificada e as zonas de comércio livre fizeram da Costa Rica um centro para muitas empresas internacionais, incluindo grandes nomes do sector dos transportes.

Para além disso, a Costa Rica é um destino turístico de eleição para turistas de todo o mundo. Esta riqueza de experiência em muitos domínios relacionados com os transportes garante que a Costa Rica será um parceiro valioso nas nossas discussões. E estou certo de que o Ministro Luis Amador e os seus peritos o encontrarão".

Lea este comunicado de prensa en español.
Read this press release in English.


Contacto para a imprensa:
Michael KLOTH
Director de Comunicação
michael.kloth@itf-oecd.org

Recursos mediáticos da Cimeira:

Share this page