Secretário-geral do ITF, Young Tae Kim, conversa em Brasília com ministros após adesão do Brasil ao Fórum
O Secretário-Geral do ITF, Young Tae Kim, estará em Brasília nos dias 9 e 10 de outubro para sua primeira visita oficial depois de o Brasil ter se tornado o 66º país membro do Fórum Internacional dos Transportes (ITF) em maio de 2023.
Na capital do Brasil, o Secretário-Geral Kim se reunirá com líderes brasileiros para obter uma compreensão abrangente das prioridades de políticas de transportes do governo brasileiro. Ele também discutirá como o ITF pode melhor apoiar seu mais novo país membro em sua busca por políticas de transporte que melhorem a vida dos cidadãos.
O Secretário-Geral Kim se reunirá com José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, Ministro dos Transportes, nesta terça-feira. O Ministro Renan Filho participou da Cúpula Anual do ITF em maio, onde o Brasil foi recebido como novo membro do único órgão do mundo com mandato global para todos os modos de transporte (veja aqui as fotos do Ministro Renan Filho na Cúpula Anual para uso gratuito).
O Secretário-Geral Kim também se reunirá com:
- Silvio Costa Filho, Ministro dos Portos e Aeroportos;
- Jader Barbalho Filho, Ministro das Cidades;
- Amb. Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente;
- Amb. Mauricio Carvalho Lyrio, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros.
Ao embarcar em sua visita ao Brasil, o Secretário-Geral Young Tae Kim disse:
"Nosso novo país membro, o Brasil, traz à mesa uma riqueza de conhecimento em questões de transporte que beneficiará todos os membros do ITF. O Brasil deu ao mundo o Bus Rapid Transit (BRT); [MP1] tem o segundo maior número de aeroportos do mundo, o segundo porto mais movimentado da América Latina e é o lar do terceiro maior fabricante de aeronaves do mundo.
Por sua vez, os membros do ITF estão prontos para compartilhar seu conhecimento e ajudar o Brasil a lidar com as questões de transporte que deseja enfrentar. Espero ansiosamente por minhas trocas com o Ministro Renan Filho e outros líderes do governo brasileiro para entender melhor como exatamente o ITF pode apoiar o Brasil."